AGATISFLAVONA, UM BIFLAVONOIDE COM APLICAÇÕES FARMACOLÓGICAS PARA O SISTEMA NERVOSO CENTRAL: REVISÃO

Anderson Wilbur Lopes Andrade, Jéssica Pereira Costa

Resumo


Os compostos fenólicos formam uma das principais classes de metabólitos secundários sintetizados por plantas e, entre estes, é possível destacar os flavonoides. Os biflavonoides, uma das classes de flavonoides, possuem diversas propriedades biológicas inerentes ao grupo, como antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, dentre outras. A agatisflavona é um biflavonoide que demonstrou, em estudos anteriores, in vitro e in vivo, atividades: neuroprotetora e antiepiléptica. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre o biflavonoide agatisflavona e suas aplicações farmacêuticas em algumas patologias relacionadas ao Sistema Nervoso Central (SNC). O EndNote-X5 software foi utilizado como referência, com as palavras-chave: agatisflavona, antioxidante, ansiolítico, neuroprotetor, antidepressivo e suas correlações em Inglês e Português. Foram utilizados documentos publicados nos bancos de dados PubMed, Science Direct, Scopus, Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Web of Science e American Chemical Society Publications, no Banco Europeu de Patentes, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. Do ponto de vista científico, a agatisflavona apresenta um extenso número de publicações no que se refere à suas atividades farmacológicas (antimicrobiana, antivirais, anticarcinogênica) e se destaca como composto potencialmente ativo sobre o SNC (neurogênese e diminuição da excitabilidade do SNC). Porém, não foram verificados depósitos de patentes que correlacionam o biflavonoide agatisflavona a desordens neurológicas. Este fato, por sua vez, permite o desenvolvimento de pesquisas inovadoras referentes às ações farmacológicas da agatisflavona, em especial ao SNC.           


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.983

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com