Apropriação Intelectual da Tecnologia (Software e Hardware) do Controle de Qualidade da Cadeia Industrial de Mel

Marcus Vinícius Dantas Linhares, Cristina M. Quintella

Resumo


Este trabalho apresenta as propriedades intelectuais resultantes do desenvolvimento do aporte tecnológico, que agrega hardware e software, denomindado BIPP (Bloco Inteligente do Processo de Produção), desenvolvidos com funcionalidades que garantem o registro de dados e características naturais do processo produtivo da cadeia do mel, somado a capacidade de processamento de informações sobre os indicadores que influenciam a sua qualidade, como a cor do mel, umidade relativa do ar, umidade do mel, temperatura ambiente, temperatura de armazenamento e presença de HMF (Hidroximetilfurfural). Portanto, este trabalho documenta as descrições, assim como, os impactos de tais tecnologias, com o objetivo de demonstrar a importância do processamento em Big Data no gerenciamento da cadeia produtiva e, principalmente, prever a iminência dos fatores de risco durante a produção do referido alimento. Os registros de propriedade intelectual foram solicitados juntos ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.


Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.923

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com