Apropriação Intelectual da Tecnologia (Software e Hardware) do Controle de Qualidade da Cadeia Industrial de Mel

Authors

  • Marcus Vinícius Dantas Linhares IFPI - Instituto Federal do Piauí
  • Cristina M. Quintella Professora da UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.923

Abstract

Este trabalho apresenta as propriedades intelectuais resultantes do desenvolvimento do aporte tecnológico, que agrega hardware e software, denomindado BIPP (Bloco Inteligente do Processo de Produção), desenvolvidos com funcionalidades que garantem o registro de dados e características naturais do processo produtivo da cadeia do mel, somado a capacidade de processamento de informações sobre os indicadores que influenciam a sua qualidade, como a cor do mel, umidade relativa do ar, umidade do mel, temperatura ambiente, temperatura de armazenamento e presença de HMF (Hidroximetilfurfural). Portanto, este trabalho documenta as descrições, assim como, os impactos de tais tecnologias, com o objetivo de demonstrar a importância do processamento em Big Data no gerenciamento da cadeia produtiva e, principalmente, prever a iminência dos fatores de risco durante a produção do referido alimento. Os registros de propriedade intelectual foram solicitados juntos ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Author Biography

Marcus Vinícius Dantas Linhares, IFPI - Instituto Federal do Piauí

MARCUS LINHARES

Professor efetivo do IFPI - Instituto Federal do Piauí

Doutorando em Biotecnologia Industrial pela RENORBIO - UFBA.

Mestre em Ciências da Educação pela ULHT / UFPE - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia / Universidade Federal de Pernambuco.

Graduação em Administração de Empresas; M.B.A. em Gestão Empresarial e Especialização em Educação, Desenvolvimento e Polítcas Educativas.

References

.

Published

2018-03-09

Issue

Section

Engineering and Technology