The Operation of Foundations to Support Research in the Implantation and Consolidation of Technology Transfer Offices in Brazil

Authors

  • Edilson Araujo Pires Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Cristina M. Quintella Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v10i2.1432

Keywords:

Inovação tecnológica, Sistema local de inovação, Propriedade intelectual

Abstract

Trata-se de uma análise sobre os recursos dedicados pelas fundações de amparo à pesquisa estaduais para apoiar a criação, implantação e/ou consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiras, a partir da lei de inovação (lei 10.973/2004). Através da análise dos editais de apoio aos NITs de cada unidade federativa do Brasil, buscaremos responder se existe uma política contínua de apoio às organizações gestoras da inovação e da transferência de tecnologia, consequentemente ao fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação através dos Sistemas Locais de Inovação.

Author Biographies

Edilson Araujo Pires, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

outor e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialização de Psicopedagogia Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem formação complementar em Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Gestão de Agências de inovação, Estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica e Patentes e Busca de Anterioridade. Professor Cursos de pós-graduação EaD na UFRB e em graduações na Faculdade de Ciências e Empreendedorismo (FACEMP). É coordenador da Coordenação de Criação e Inovação da UFRB (CINOVA). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Empreendedorismo e Inovação, Propriedade Intelectual, Prospecção Tecnológica, Gestão da Inovação, Indicadores de CT&I, Produção Científica e NITs.

Cristina M. Quintella, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Física (1983, Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestre em Físico-Química (1985, Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutora em Ciências Moleculares (1993, University of Sussex, UK), pós-doutorados em Instituto Superior de Economia e Gestão da Univ. Lisboa, Portugal, e no Instituto Politêcnico de Setúbal, Portugal, além de diversas capacitações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI e TT) pela OMPI e INPI. É Prof. Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Published

2020-04-13

Issue

Section

Innovative science and technology