Mecanismos de Geração de Empreendimentos: as Aceleradoras de Start-Ups no Brasil

Amanda Luiza Soares Silva, Cleide Ane Barbosa da Cruz, Valéria Melo Mendonça, Paulo Roberto dos Santos, Iracema Machado de Aragão Gomes, Ana Eleonora Paixão

Resumo


Aceleradoras de Start-ups são consideradas mecanismos de geração de empreendimentos. O objetivo geral do estudo é caracterizar as aceleradoras participantes do Programa Nacional de Aceleração de Start-ups – Start-up Brasil. Os principais resultados obtidos foram: perfil das start-ups selecionadas pelas aceleradoras, start-ups em áreas como educação, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, saúde, economia criativa, entre outras; informações sobre a aceleradora, tais como locais de aceleração (Brasil, Estados Unidos da América – EUA e Suécia) e quantidade de start-ups entre 3 e 130 em diversos estágios (pré-aceleradas, em aceleração, aceleradas e no portfólio); o investimento por start-up pode variar entre R$20.000,00 e R$3.000.000,00 e a participação acionária de 1%-40%, dependendo da aceleradora e de seus investidores internos e externos; e, as metodologias de aceleração possuem aspectos como mentoria, visitas técnicas em outros países, eventos, acesso a capital, networking e gestão de portfólios.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.1262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com