Um Estudo Sobre a Geração de Relatórios de Manutenção Através do Uso de Smartphones

Andressa Amaral de Azevedo, Tiago Silveira Gontijo, Igor Lucas dos Reis

Resumo


O presente artigo apresenta uma proposta de informatização para a elaboração de relatórios técnicos por empresas que prestam serviços de manutenção (mecânica, hidráulica, etc.), através da utilização de um smartphone integrado ao sistema utilizado pela empresa. Devido à celeridade exigida pela indústria o relatório técnico deve estar integrado ao sistema operacional da empresa, pois dessa forma, a capacidade de utilização desses dados pela equipe de planejamento poderá ter eficiência e eficácia. A elaboração deste artigo foi realizada por meio de métodos bibliométricos e bibliográficos, com o objetivo de verificar o atual estado da arte sobre o tema. Com o uso do sistema de relatórios por aplicativo, esperam-se significativos ganhos para a gestão de manutenção, pois tal uso permite aos colaboradores técnicos um maior entendimento bem como um histórico detalhado sobre um dado equipamento, ou seja, aperfeiçoa-se assim o funcionamento de máquinas e equipamentos o que pode reduzir avarias futuras. Devido às vantagens demonstradas no presente artigo, a implantação de aplicativos de manutenção mostrar-se-á cada vez mais viável e aderente dentro de um contexto de engenharia, seja por permitir a coleta de dados em tempo real, seja por propiciar a integração entre o setor de planejamento e de operação das organizações.


Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, Jorge et al. Clusters industriais na economia brasileira: uma análise exploratória a partir de dados da RAIS. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 32, n. 1, p. 71-102, 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração – 8ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Desafios para a indústria 4.0 no Brasil / Confederação Nacional da Indústria. – Brasília: CNI, 2016.

DA SILVA, Marcelo Pereira et al. Dispositivo Integrado a um Sistema Colaborativo para o Monitoramento e Localização de Pessoas. Anais do Computer on the Beach, p. 115-123, 2014.

FARAH, Moisés Francisco Júnior. A empresa brasileira e os desafios da globalização: o papel da pesquisa científica na busca de novos modelos de gestão. Revista da FAE, v. 2, n. 2, 2017.

FERREIRA, Lohan; PEREIRA, Lidiane; SILVA, Rodrigo. Uma Proposta de Aplicação de Telepresença baseada em Sistemas Android e Arduíno. Relatórios Técnicos do DCC/UFJF, 2017.

FOGLIATTO, Flávio Sanson; DUARTE, José Luis Ribeiro, Confiabilidade e manutenção industrial - Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2011.

HENNING, Elisa et al. Um estudo para a aplicação de gráficos de controle estatístico de processo em indicadores de qualidade da água potável. Sistemas & Gestão, v. 9, n. 1, p. 2-13, 2014.

KARDEC, Alan Kardec.; NASCIF, Júlio Aquino. Manutenção - Função Estratégica. Segunda edição.Rio de Janeiro: QualityMark, 2001.

LINS, Hoyêdo Nunes. Clusters industriais, competitividade e desenvolvimento regional: da experiência à necessidade de promoção. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 30, n. 2, p. 233-265, 2016.

LUSTOSA, L.; MESQUITA, M. A.; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

NOGUEIRA, Reginaldo Alves et al. Análise da aplicação de modelagem e simulação computacioal como apoio à tomada de decisão em processos produtivos industriais: estudo de caso em uma organização do segmento de duas rodas. 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará.

PINTO, Marco Paula; RAMOS, Célia MQ. Mobile marketing: a nova abordagem dos marketeers e dos novos turistas. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 4, n. 5, p. 1376-1387, 2014.

SANTANA, Christiano Santos et al. Aplicando traços de acessibilidade e usabilidade web móvel na Universidade Federal de Sergipe: respeito à cidadania e à inclusão digital. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 2, n. 5, p. 445-464, 2012.

SIQUEIRA, Iony Patriota. Manutenção Centrada na Confiabilidade: Manual de Implantação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

WEB OF SCIENCE (WOS). Thomson Reuters. Disponível em: < https://webofknowledge.com/> Acesso em 25/04/2017.

XENOS, Harilaus Georgius D’Philippos. Gerenciando a Manutenção Produtiva: O caminho para Eliminar Falhas nos Equipamentos e Aumentar a Produtividade. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços LTDA, 2004.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.1164

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com