Panorama do setor de tintas no Brasil: mercado, gestão e tecnologias para o segmento de tintas imobiliárias

Ana Gabriela Rocha de Souza, Miguelangelo Gianezini, Melissa Watanabe

Resumo


A utilização de tintas e pigmentos tem, ao longo da história, um papel significativo para a expressão, registro e legado da humanidade. Pode-se dizer que este recurso evoluiu conforme o desenvolvimento das civilizações em todo o mundo. Assim, na contemporaneidade, as tintas e pigmentos representam um setor importante para muitas economias, incluindo o Brasil, que é um dos maiores produtores mundiais. As empresas brasileiras, por sua vez, sabem que os usos (e reusos) de tintas são resultados de demandas diversificadas e complexas, a exemplo do ramo imobiliário, que requer pesquisa e inovação na produção e comercialização. Partindo desse contexto, o objetivo deste estudo foi apresentar um panorama do setor de tintas no Brasil com foco no segmento de tintas imobiliárias. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento documental. Foram utilizados dados secundários de fontes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi realizada pesquisa em bases de dados e livros. A partir da pesquisa foi possível, como resultados: descrever o atual mercado (comercialização) de tintas e revestimentos no Brasil; caracterizar o cenário de produção de tintas imobiliárias, identificando as principais mudanças tecnológicas; discutir as perspectivas da produção de tintas e as tendências no âmbito do objeto de estudo, focando-se nas orientações para o mercado; e elaborar um esquema representativo da cadeia produtiva de tintas, com destaque para as tintas imobiliárias. Esses resultados permitiram compreender as condições de comércio do setor, incluindo suas potencialidades e desafios.


Palavras-chave


market orientation; Paints and pigments; Production Chains

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i3.1110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com