Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica

Italo Xavier Queiroz, Danilo Fernandes Queiroga Leite, Evanice Medeiros de Paiva

Resumo


O petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.


Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, M. M. et al. Prospecção de tecnologias de futuro: métodos, técnicas e abordagens. Parcerias Estratégicas. http://www.cgee.org.br/parcerias/p19.php>. Acesso em: 17 de setembro de 2016.

SERAFINI, M. R.; QUINTANS, J. S. S.; ANTONIOLLI, A. R.; SANTOS, M. R. V.; QUINTANSJUNIOR, L. J. Mapeamento de tecnologias patenteáveis com o uso da hecogenina. Revista Geintec, v. 2, n. 5, p. 427-435, 2012.

THOMAS, J. 2001 Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 271 p.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.1002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com